Thursday 17 June 2010

ser consultor - por Ana Simões

Num curto espaço de tempo temos que aprender muito sobre um sector, ler páginas e páginas e páginas e páginas, seleccionar entre o que é importante e acessório, ouvir pessoas que gostam de se ouvir, ouvir pessoas que não querem falar, ler mais, ouvir mais, explicar sustentabilidadezisses a quem quer saber e a quem não quer, aprender sustentabilidadezisses por gosto, andar atrás do cliente, andar a fugir do cliente, andar ao lado do cliente, ler mais, explicar indicadores, ajudar a avaliar indicadores, calcular, elaborar estratégias, definir objectivos, puxar pelo cliente, escrever mesmo quando à partida parece que não há muito para dizer, escrever havendo muito para dizer mas pouco tempo, cozinhar tudo o que se leu e tudo o que se ouviu em algo consistente, não dizer mais do que o necessário, dizer tudo o que é necessário, dormir menos, comer mais, beber mais café, sentir os nervos à flor da pele, respirar um bocadinho, parar para respirar um pouco mais, ter vontade de ir correr e suar a raiva, voltar a acreditar no projecto, dizer que vale a pena, continuar a ouvir, pensar, calcular, escrever...

:-)

No comments: